Nova Sinapse 3.0

Publicado 15 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

O bom motivo está no ar: o Nova Sinapse 3.0. E a boa aprendizagem foi o que tive que ralar pra chegar neste ponto do projeto.

O Feed também mudou. Aproveita para atualizar. Uma autêntica gestação, que me sugou tudo que eu tinha para dar. Uma cesariana laboriosa, mas a criança nasceu.

icon_more.gif Leia e comente o texto completo aqui

A partir de agora, novos posts e comentários só lá, no Nova Sinapse 3.0.

Palavras – A Ignorância do Bizarro. E Vice-Versa

Publicado 15 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

Bem, já que estou na série iniciada com A Força das Palavras, resolvi postar uma compilação sobre o submundo tragicômico das bizarrices linguísticas.

icon_more.gif Leia e comente o texto completo aqui

Comunicação é bem mais que sintaxe correta

Publicado 12 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

Fiz o teste do Gerador de Lero-Lero selecionando 10 frases. Diz o autor que o banco de dados pode gerar até 200 combinações aleatórias. Uma divertida prova de que comunicação é bem mais que sintaxe correta…

Abaixo as pérolas da arte de falar muito sem dizer nada:

————————-
A nível organizacional, a hegemonia do ambiente político facilita a criação de todos os recursos funcionais envolvidos. Pensando mais a longo prazo, a constante divulgação das informações apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção das novas proposições.

Percebemos, cada vez mais, que o julgamento imparcial das eventualidades é uma das conseqüências da gestão inovadora da qual fazemos parte. Desta maneira, a revolução dos costumes estende o alcance e a importância das condições inegavelmente apropriadas.

Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a complexidade dos estudos efetuados auxilia a preparação e a composição dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.

No mundo atual, a crescente influência da mídia estimula a padronização das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. É importante questionar o quanto o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos acarreta um processo de reformulação e modernização das formas de ação.

Caros amigos, a mobilidade dos capitais internacionais promove a alavancagem das direções preferenciais no sentido do progresso. Evidentemente, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes do levantamento das variáveis envolvidas.

Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a necessidade de renovação processual talvez venha a ressaltar a relatividade de alternativas às soluções ortodoxas.
————————-


Technorati : , , , ,
Ice Rocket : , , , ,
Riya : , , , ,

A Difícil Comunicação com o Presidente Bush

Publicado 12 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

Para marcar a visita do Presidente dos EUA ao Brasil, descolei esse escrachado e bem humorado diálogo oficioso registrado há alguns anos na Casa Branca (*). Infelizmente, não adianta me cobrar a tradução porque a piada está justamente na (má) compreensão e na confusão com as palavras. Divirtam-se !!!

… Diretamente do Salão Oval …

icon_more.gif Leia e comente o texto completo aqui

Metáforas – Umas Ajudam e Outras Atrapalham a Comunicação

Publicado 11 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

Metáforas são as expressões que cruzam fronteiras e podem possibilitar ao conhecimento extrapolar limites. A palavra “quente” tem um sentido natural que representa a percepção do calor. Mas, na expressão “festa quente”, empresta seu sentido original para representar o efeito da animação, badalação, agito etc e tal. A palavra “fronteiras” que acabo de usar também é uma metáfora pois seu sentido natural seria fronteira geográfica e não linguística, como utilizei. Mais ao final do post.

Vejamos exemplos de uso criativo:

icon_more.gif Leia e comente o texto completo aqui

Ambiguidades Semânticas – Uso Criativo e Uso Problemático

Publicado 9 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

Ambiguidades semânticas são expressões cuja interpretação remete a mais de um sentido, podendo ampliar ou confundir a comunicação. São flexibilidades da sintaxe exploradas para produzir efeitos semânticos. Mais ao final do post.

Vejamos 3 exemplos de uso criativo

icon_more.gif Leia e comente o texto completo aqui

A Força das Palavras

Publicado 8 março 2007 por Alexandre
Categorias: Uncategorized

Ontem recebi a resposta do provedor, falando que o serviço de hospedagem que contratei estava disponível para o Blog. Pela lógica humana, se você é contratante de um serviço, você quer escolher pelo menos o login e a senha com os quais irá conviver pelos próximos meses ou anos.

Acontece que neste caso prevaleceu a lógica digital. Ao criar o login, o provedor (ou o sistema do provedor) utilizou o nome do domínio, truncando nos 8 primeiros dígitos.

Como o domínio é novasinapse.com, então o login ficou “novasina”. Tudo bem se o painel de controle do serviço que contratei tivesse a opção de mudar o login temporário. Não tinha.

De início, estava empolgado e passei por cima dessa “sina”, sem reparar. Fui direto na seção do site do provedor que orienta a migrar o sistema antigo para o novo. Quando apareceu “novasina” na minha frente e percebi a força da palavra em destaque, eu travei. A ficha caiu e reparei na esquisitisse….

icon_more.gif Leia e comente o texto completo aqui